Home »
 

Ementário

Consulte aqui as ementas das disciplinas ativas oferecidas pelo GFL.

Download em PDF
Ementário
 

Obrigatórias

GFL00027 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I
Questões básicas de filosofia antiga. Discussões de autores e temas de filosofia antiga, tais como: a passagem do mûthos ao lógos; o espanto e a definição de filosofia; a phýsis dos Pré-Socráticos; a teoria das ideias de Platão; a ciência primeira em Aristóteles.

GFL 00028 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL I
Questões básicas de filosofia medieval. Discussões de autores e temas de filosofia medieval, tais como: lógica terminista, querela dos universais, abstração e iluminação, liberdade e determinismo, razão e fé.

GFL 00029 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I
Questões básicas de filosofia moderna. Discussões de autores e temas de filosofia moderna, tais como: empirismo e racionalismo; o ceticismo moderno; o cogito cartesiano; o problema do conhecimento em Hume; o projeto crítico de Kant.

GFL 00030 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I
Questões básicas de filosofia contemporânea. Discussões de temas e autores de filosofia contemporânea, tais como: a crítica de Nietzsche aos valores; a desconstrução por Heidegger da metafísica; o materialismo histórico de Marx; jogos de linguagem em Wittgenstein.

GFL00031 – FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS I
Questões básicas de metafísica. Discussões de autores e temas de metafísica, tais como: ser e devir; verdade e aparência; a teoria platônica das formas; a teoria aristotélica da causalidade; os diversos modos de dizer o ser em Aristóteles.

GFL00033 – ÉTICA I
Questões básicas de ética. Discussões de temas e autores pertinentes, tais como: ética e filosofia; ética, moral e história; a noção e a origem dos valores; felicidade e virtude em Aristóteles; autonomia e imperativo categórico em Kant; a genealogia dos valores em Nietzsche.

GFL00034 – ESTÉTICA I
Questões básicas da estética. Discussões de temas de estética e filosofia da arte e autores pertinentes, tais como: as concepções pré-modernas sobre a arte e o belo; a fundação da estética como disciplina filosófica autônoma; o problema do sublime; gênio e criação artística; a poética aristotélica; Kant e os juízos sobre o belo; Benjamin e a aura.

GFL00035 – FILOSOFIA POLÍTICA I
Questões básicas de filosofia política. Discussões de autores e temas de filosofia política, tais como: origem da sociedade; lei e natureza; formas de governo; a filosofia política de Aristóteles; Locke e o problema da justificação do Estado; a condição humana em Arendt.

GFL00036 – FILOSOFIA DA LINGUAGEM I
Questões básicas de filosofia da linguagem. Discussões de autores e temas de filosofia da linguagem, tais como: o conceito de proposição; distinção entre sentido e referência; a tripartição semântica, sintaxe e pragmática; o projeto analítico de constituição de linguagens artificiais em Frege e Russell; significado como uso dos signos em Wittgenstein; teoria dos atos de fala.

GFL00037 – LÓGICA CLÁSSICA
Questões básicas de lógica clássica. Discussões de autores e temas da lógica clássica, tais como: significado, verdade e consistência, quadrado das oposições, figuras silogísticas, reduções.

GFL00038 – TEORIA DO CONHECIMENTO I
Questões básicas de teoria do conhecimento. Discussões de temas de teoria do conhecimento e autores pertinentes, tais como: conhecimento sensível e conhecimento racional; ceticismo antigo e ceticismo moderno; o conhecimento e as formas em Platão; Descartes e a questão do método; o conhecimento na filosofia transcendental kantiana.

GFL00039 – EPISTEMOLOGIA I
Questões básicas de epistemologia. Discussão de autores e temas de epistemologia, tais como: a produção do conhecimento científico e a relação sujeito/objeto; objeto científico como objeto construído, conceito, teoria, lei; caráter histórico do conhecimento científico; filosofia e ciência; racionalidade, veracidade e objetividade; categorias epistemológicas; o racionalismo aplicado de Bachelard; Popper e a falseabilidade da teoria científica; paradigma e quebra de paradigma em Kuhn.

GFL00040 – PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA I
A natureza do texto e a natureza do texto filosófico. O processo de leitura sistemática: fichamento, resumo, explicação, comentário. A função dos elementos paratextuais. Os meios de divulgação e sistemas de avaliação da produção científica. A pesquisa bibliográfica. Técnicas de leitura sistemática.

GFL00041 – PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA II
A questão do estilo na filosofia. As fontes primárias e secundárias: obra publicada, espólio, correspondência, comentários, estabelecimento de texto, tradução. As diferentes formas do texto filosófico: diálogo, confissão, carta, poética, tratado, apresentação geométrica, aforismo, ensaio, fragmento. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos.

GFL00042 – PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA III
O projeto: determinação da questão central. As diferentes seções de um projeto: introdução; objetivos; justificativa; cronograma; metodologia; bibliografia. A identificação da bibliografia. Métodos de pesquisa bibliográfica. Editais e agências de fomento. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. Procedimentos inerentes ao desenvolvimento e à defesa do trabalho de conclusão de curso.

GFL00043 – PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA IV
Orientação individualizada de trabalho monográfico: atendimento individualizado pelo orientador de trabalho de conclusão de curso.

GFL00044 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orientação individualizada de trabalho monográfico: atendimento individualizado pelo orientador de trabalho de conclusão de curso.
 

Optativas

GFL00045 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II
GFL00046 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III
GFL00047 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV
GFL00132 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA V
Discussões de autores e temas de filosofia antiga, tais como: a passagem do mûthos ao logos; o espanto e a definição de filosofia; a phýsis dos Pré-Socráticos; o conceito de ser na filosofia de Parmênides, o conceito de devir na filosofia de Heráclito; Sócrates e a descoberta da alma; a teoria das ideias de Platão; a ciência primeira em Aristóteles; Epicuro e o prazer; as meditações de Marco Aurélio.

GFL00048 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL II
GFL00049 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL III
GFL00050 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL IV
GFL00134 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL V
Discussões de temas e autores pertinentes à filosofia medieval, tais como: lógica terminista, querela dos universais, essência e existência, individuação, abstração e iluminação, liberdade e determinismo, voluntarismo e intelectualismo, razão e fé, problema do mal, existência de Deus.

GFL00051 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II
GFL00052 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA III
GFL00053 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA IV
GFL00135 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA V
Discussões de autores e temas de filosofia moderna, tais como: empirismo e racionalismo; o ceticismo moderno; o cogito cartesiano; Locke e as ideias inatas; o imaterialismo de Berkeley; o problema do conhecimento em Hume; Leibniz e a monadologia; a Ética de Spinoza; o projeto crítico de Kant; a fenomenologia do espírito de Hegel; vontade e representação em Schopenhauer.

GFL00054 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II
GFL00055 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III
GFL00056 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA IV
GFL00133 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA V
Discussão de autores e temas de filosofia contemporânea, tais como: a crítica de Nietzsche aos valores; a desconstrução por Heidegger da metafísica; o materialismo histórico de Marx; sociedade e cultura na escola de Frankfurt; arqueologia e genealogia em Michel Foucault; jogos de linguagem em Wittgenstein; a fenomenologia de Husserl e Merleau-Ponty; a filosofia da diferença de Deleuze; atos de fala em Austin; a hermenêutica contemporânea; o existencialismo de Sartre.

GFL00057 – FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS II
GFL00058 – FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS III
GFL00059 – FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS IV
GFL00130 – FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS V
Questões básicas de metafísica. Discussões de autores e temas de metafísica, tais como: ser e devir; verdade e aparência; a teoria platônica das formas; a teoria aristotélica da causalidade; os diversos modos de dizer o ser em Aristóteles; as duas cidades de Agostinho; ente, essência e existência em Tomás de Aquino; os limites da metafísica em Kant; metafísica e niilismo em Nietzsche; metafísica e esquecimento do ser em Heidegger.

GFL00060 – ÉTICA II
GFL00061 – ÉTICA III
GFL00062 – ÉTICA IV
GFL00103 – ÉTICA V
Discussões de temas de ética e autores pertinentes, tais como: ética e filosofia; ética, moral e história; a noção e a origem dos valores; felicidade e virtude em Platão e Aristóteles; livre-arbítrio em Agostinho; a ética em Spinoza; autonomia e imperativo categórico em Kant; a genealogia dos valores em Nietzsche; consenso em Habermas; MacIntyre e as teorias contemporâneas da virtude; sentenças éticas em Moore.

GFL00063 – ESTÉTICA II
GFL00064 – ESTÉTICA III
GFL00065 – ESTÉTICA IV
GFL00102 – ESTÉTICA V
Discussões de temas de estética e filosofia da arte e autores pertinentes, tais como: as concepções pré-modernas sobre a arte e o belo; a fundação da estética como disciplina filosófica autônoma; o problema do sublime; gênio e criação artística; a poética aristotélica; Hume e o padrão do gosto; Kant e os juízos sobre o belo; Schiller e o trágico; Hegel e o fim da arte; Nietzsche, apolíneo e dionisíaco; Benjamin e a aura; Heidegger e a origem da obra de arte; Danto e a arte na pós-história.

GFL00066 – FILOSOFIA POLÍTICA II
GFL00067 – FILOSOFIA POLÍTICA III
GFL00068 – FILOSOFIA POLÍTICA IV
GFL00131 – FILOSOFIA POLÍTICA V
Discussões de autores e temas de filosofia política, tais como: origem da sociedade; lei e natureza; formas de governo; a filosofia política de Aristóteles; o realismo político de Maquiavel; o poder absoluto em Hobbes; Locke e o problema da justificação do Estado; o contratualismo de Rousseau; o liberalismo de John Stuart Mill; a crítica marxista à filosofia política clássica; a condição humana em Arendt; Estado de exceção e vida nua em Agamben.

GFL00069 – FILOSOFIA DA LINGUAGEM II
GFL00070 – FILOSOFIA DA LINGUAGEM III
GFL00071 – FILOSOFIA DA LINGUAGEM IV
GFL00109 – FILOSOFIA DA LINGUAGEM V
Discussões de autores e temas de filosofia da linguagem, tais como: o conceito de proposição; distinção entre sentido e referência; a tripartição semântica, sintaxe e pragmática; o projeto analítico de constituição de linguagens artificiais em Frege e Russell; significado como uso dos signos em Wittgenstein; teoria dos atos de fala; o problema da nomeação dos inexistentes; sentenças descritivas segundo o positivismo lógico; intencionalidade e condições de verdade em Searle; a indeterminação da tradução e a natureza do conhecimento científico segundo Quine.

GFL00072 – LÓGICA I
GFL00073 – LÓGICA II
GFL00074 – LÓGICA III
GFL00138 – LÓGICA IV
GFL00139 – LÓGICA V
Discussões de temas e autores pertinentes à lógica, tais como: verdade, existência, significado, referência, consistência, quadrado das oposições, figuras silogísticas, reduções, quantificação, forma lógica, conectivos, consequência, identidade, possibilidade e necessidade, proposição, função.

GFL00075 – TEORIA DO CONHECIMENTO II
GFL00076 – TEORIA DO CONHECIMENTO III
GFL00077 – TEORIA DO CONHECIMENTO IV
GFL00100 – TEORIA DO CONHECIMENTO V
Discussões de temas de teoria do conhecimento e autores pertinentes, tais como: conhecimento sensível e conhecimento racional; ceticismo antigo e ceticismo moderno; o conhecimento e as formas em Platão; a metafísica de Aristóteles; verdade e correspondência em Tomás de Aquino; Descartes e a questão do método; os limites do conhecimento em Hume; os graus de conhecimento em Spinoza; o conhecimento na filosofia transcendental kantiana; verdade como desvelamento em Heidegger; a arqueologia do saber de Foucault; a crítica do conhecimento racional em Nietzsche.

GFL00078 – EPISTEMOLOGIA II
GFL00079 – EPISTEMOLOGIA III
GFL00080 – EPISTEMOLOGIA IV
GFL00101 – EPISTEMOLOGIA V
Discussão de autores e temas de epistemologia, tais como: a produção do conhecimento científico e a relação sujeito/objeto; objeto científico como objeto construído, conceito, teoria, lei; caráter histórico do conhecimento científico; filosofia e ciência; racionalidade, veracidade e objetividade; categorias epistemológicas; o racionalismo aplicado de Bachelard; Popper e a falseabilidade da teoria científica; paradigma e quebra de paradigma em Kuhn; ciência e saber em Foucault; a crítica de Feyerabend ao método científico; o estatuto das ciências humanas em Gadamer; ciência e valor em Poincaré.

GFL00089 – TÓPICOS DE FILOSOFIA I
GFL00090 – TÓPICOS DE FILOSOFIA II
GFL00091 – TÓPICOS DE FILOSOFIA III
GFL00092 – TÓPICOS DE FILOSOFIA IV
GFL00093 – TÓPICOS DE FILOSOFIA V
GFL00140 – TÓPICOS DE FILOSOFIA VI
GFL00141 – TÓPICOS DE FILOSOFIA VII
GFL00142 – TÓPICOS DE FILOSOFIA VIII
GFL00143 – TÓPICOS DE FILOSOFIA IX
GFL00146 – TÓPICOS DE FILOSOFIA X
Discussões de autores e temas de filosofia.

GFL00095 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA I
GFL00096 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA II
GFL00097 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA III
GFL00098 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA IV
GFL00099 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA V
Discussões de autores e temas de antropologia filosófica, tais como: o homem e suas definições: racional, social, político; cultura, mundo e homem; Cassirer e o símbolo; o homem e sua situação em Ortega y Gasset; o homem e o cosmos em Teillard de Chardin; antropologia filosófica em Lima Vaz; o homem e a existência em Sarte; homem universal na antropologia de Kant.

GFL00104 – FILOSOFIA DA HISTÓRIA I
GFL00105 – FILOSOFIA DA HISTÓRIA II
GFL00106 – FILOSOFIA DA HISTÓRIA III
GFL00107 – FILOSOFIA DA HISTÓRIA IV
GFL00108 – FILOSOFIA DA HISTÓRIA V
Discussões de autores e temas de filosofia da história, tais como: a compreensão do tempo como tempo histórico; as formas narrativas e a historiografia; a relação entre filosofia da história e filosofia política.

GFL00110 – FILOSOFIA DA NATUREZA I
GFL00111 – FILOSOFIA DA NATUREZA II
GFL00112 – FILOSOFIA DA NATUREZA III
GFL00113 – FILOSOFIA DA NATUREZA IV
GFL00114 – FILOSOFIA DA NATUREZA V
Discussões de autores e temas de filosofia da natureza, tais como: definição de Natureza; natureza, criação e eternidade; a physis nos pré-socráticos; demiurgo e cosmos em Platão; quatro causas e movimento natural em Aristóteles; natureza ex-nihilo em Agostinho; o cosmos em Giordano Bruno; física e filosofia em Newton; visões do cosmos e a quebra de paradigmas modernos; a física contemporânea e a filosofia.

GFL00115 – FILOSOFIA DA RELIGIÃO I
GFL00116 – FILOSOFIA DA RELIGIÃO II
GFL00117 – FILOSOFIA DA RELIGIÃO III
GFL00118 – FILOSOFIA DA RELIGIÃO IV
GFL00119 – FILOSOFIA DA RELIGIÃO V
Discussões de temas de filosofia da religião, tais como: definição de religião; fé e razão; a conversão em Agostinho de Hipona; as provas de existência de Deus em Santo Anselmo; fé e angústia em Kierkegaard; o fenômeno do sagrado em Pascal; religião e autonomia humana em Freud; morte de Deus e niilismo em Nietzsche.

GFL00120 – FILOSOFIA E CULTURA I
GFL00121 – FILOSOFIA E CULTURA II
GFL00122 – FILOSOFIA E CULTURA III
GFL00123 – FILOSOFIA E CULTURA IV
GFL00124 – FILOSOFIA E CULTURA V
Discussões de autores e temas de filosofia da cultura, como as noções de formação, civilização, arte e tecnologia.

GFL00125 – FILOSOFIA E PSICANÁLISE I
GFL00126 – FILOSOFIA E PSICANÁLISE II
GFL00127 – FILOSOFIA E PSICANÁLISE III
GFL00128 – FILOSOFIA E PSICANÁLISE IV
GFL00129 – FILOSOFIA E PSICANÁLISE V
Discussões de autores e temas relacionados à interface entre filosofia e psicanálise, tais como: o conceito de sujeito; o conceito de inconsciente; instinto e pulsão; felicidade e cultura a partir da psicanálise; a associação livre segundo Freud; concepções lacanianas de linguagem; significante e significado; as críticas de Marcuse e Deleuze à psicanálise.

GFL00136 – LATIM INSTRUMENTAL I
Noções preliminares (alfabeto e pronúncia). Características morfossintáticas (desinência, flexão, caso e declinação). Declinação dos substantivos, adjetivos, pronomes e numerais.

GFL00145 – LATIM INSTRUMENTAL II
Conjugações regulares. O verbo sum e seus compostos. Verbos depoentes, irregulares e defectivos.

GFL00137 – LÍNGUA GREGA INSTRUMENTAL I
Introdução à língua grega. Alfabeto, declinações, verbos e partículas, etc.

GFL00144 – LÍNGUA GREGA INSTRUMENTAL II
Introdução à língua grega e aprofundamento de alguns aspectos de gramática. Declinações, verbos e partículas, tradução.

 

Obrigatórias externas

GFL00024 – INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Delimitação do objeto próprio da Filosofia. Divisão da Filosofia. Caracterização dos diferentes tipos de saber. Problemas filosóficos. Iniciação ao estudo da Lógica Formal e da Filosofia da Ciência.

GFL00026 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA III
Renascimento, suas heranças e suas aberturas. O problema do método na ciência e na filosofia moderna. Desenvolvimento do racionalismo e do empirismo. De Descartes a Hume. Importância e crise dos conceitos de substância e causalidade. Kant e a Filosofia Transcendental. O idealismo de Fichte e Hegel. Anti-hegelianos. Movimentos materialistas e positivistas. Desenvolvimento da Filosofia da Ciência. Relativismo e verdade. Neopositivismo e fenomenologia. Rumos atuais.
 
Saiba mais Disciplinas inativas