Disciplinas inativas

Consulte aqui a ementa das disciplinas inativas que já foram oferecidas no passado pelo GFL.
 
GFL00019 – FILOSOFIA GERAL III
A função crítica da Filosofia. Teorias sobre a produção do conhecimento científico. O surgimento das ciências humanas: suas relações com as ciências consagradas e com o pensamento filosófico. A cientificidade como problema.

GFL00020 – EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Estudo das principais formas históricas do discurso filosófico e científico, desde as primeiras manifestações gregas até a atualidade.

GFL00021 – FILOSOFIA DA ARTE
A arte e reflexão filosófica. Principais teorias filosóficas sobre a arte de Platão e Hegel. Arte e realidade. Arte e conhecimento. Conexão da arte com a história. Temas dominantes da Filosofia da Arte de Kant a Heidegger. Problemas atuais da Filosofia da Arte.

GFL00022 – FILOSOFIA GERAL II
História da Lógica. Lógica aristotélica. Período escolástico. Lógica clássica. Lógica simbólica. Teoria do conhecimento. Filosofia da ciência. Conhecimento científico. Metodologia das ciências hipotético-dedutivas.

GFL00023 – ÉTICA
Definição e divisão da ética. Juízos da existência e de valor. Relações entre o problema da ação e o do conhecimento. O dever e o direito. A responsabilidade, o mérito, a virtude e as sanções. Doutrinas morais. A pessoa. Os deveres para consigo mesmo. A justiça e a caridade. Sociedade, bem comum e autoridade. Moral familiar, civil e internacional

GFL00025 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA II
Renascimento, suas heranças e suas aberturas. O problema do método na ciência e na filosofia moderna. Desenvolvimento do racionalismo e do empirismo. De Descartes a Hume. Importância e crise dos conceitos de substância e causalidade. Kant e a Filosofia Transcendental. O idealismo de Fichte e Hegel. Anti-hegelianos. Movimentos materialistas e positivistas. Desenvolvimento da Filosofia da Ciência. Relativismo e verdade. Neopositivismo e fenomenologia. Rumos atuais.

GFL00032 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
O processo de construção da subjetividade. Subjetividade e intersubjetividade. As principais concepções antropológicas e suas implicações filosóficas.

GFL00081 – LÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
As lógicas para-consistentes. A lógica simbólica e suas especificidades.

GFL00082 – FILOSOFIA POLÍTICA E JURÍDICA
Discussão da relação entre política e direito. Correntes contemporâneas do debate político-jurídico.

GFL00083 – FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO
O processo comunicativo e suas implicações filosóficas. Verdade, informação e opinião pública. Ideologia, indústria cultural de massas e comunicação. Perspectivas emancipatórias da comunicação.

GFL00084 – ÉTICA E DIREITO
Discussão da relação entre ética e direito. O direito como viabilizador social da ética ou como aparelho ideológico. Correntes contemporâneas do debate ético-jurídico.

GFL00085 – BIOÉTICA E BIODIREITO
As concepções principais de bioética. Implicações éticas e jurídicas nas questões pertinentes ao meio ambiente. Gestão ambiental humanizada, bioética e responsabilidade social.

GFL00086 – FILOSOFIA DA HISTÓRIA
Principais concepções filosóficas acerca da História.

GFL00087 – FILOSOFIA DA RELIGIÃO
O fenômeno religioso enquanto expressão humana. Relação homem-transcendente. Razão e fé. Fé e violência: fundamentalismo e sectarismo.

GFL00088 – FILOSOFIA E PSICANÁLISE
Fundamentos filosóficos da interpretação psicanalítica. Contribuições da Psicanálise ao pensamento filosófico contemporâneo. Estudo de autores e de textos.

GFL00094 – TÓPICOS DE FILOSOFIA POLÍTICA
Concepções e problemas políticos mais relevantes na Filosofia Contemporânea: representação, igualdade, legitimidade, democracia, soberania, violência, poder. Estudo de obras e autores do período contemporâneo.

O Departamento de Filosofia (GFL) integra o Instituto de Ciência Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense e oferece, primordialmente, disciplinas de filosofia para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia, bem como disciplinas obrigatórias e optativas com esse conteúdo para outros cursos da Universidade Federal Fluminense, tais como História, Ciências Sociais e Comunicação Social. O departamento conta com um corpo docente de 23 professores com destacada qualificação e produção na área, e desenvolve regularmente programas de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão.
 
Departamento de Filosofia
Campus Gragoatá
R. Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n.
Bloco O . sala O-310
 
Tel: 26292852
E-mail: gfl@vm.uff.br