Home »
 

Iniciação científica

A Iniciação Científica tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação. Os alunos participantes recebem uma bolsa, com duração anual, para desenvolverem atividades no âmbito de um projeto de pesquisa.

As solicitações de iniciação científica são realizadas diretamente pelos pesquisadores orientadores. Alunos interessados devem procurar os professores que atuam nas áreas nas quais desejam realizar pesquisas. É importante observar que os editais usualmente estabelecem condições de CR mínimo para a concessão e manutenção de bolsas. Entre os programas institucionais dessa natureza, destacam-se os seguintes.

 
PIBIC
O PIBIC é o programa oficial de iniciação científica da UFF, que congrega bolsas fornecidas pela própria universidade e pelo CNPq. As inscrições, realizadas pelos professores pesquisadores, têm lugar no início do primeiro semestre letivo de cada ano, através do website do Sistema PIBIC, e os resultados são divulgados entre o primeiro e segundo semestres letivos. As bolsas iniciam-se com o segundo semestre letivo e têm duração de um ano.

FAPERJ
O Programa de Iniciação Científica (IC) da FAPERJ possui duas chamadas por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. As inscrições são realizadas online pelos professores pesquisadores através do website do Sistema InFaperj. As bolsas têm duração de um ano.

 
Saiba mais O que é PIBIC (Proppi)
Sistema Pibic
FAPERJ (IC)