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Desenvolvimento acadêmico

O GFL desenvolve regularmente atividades vinculadas ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico, coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), cujo objetivo é integrar ações de apoio socioeconômico ao acadêmico, a fim de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e garantir a permanência e conclusão dos estudantes na Educação Superior.

As solicitações de desenvolvimento acadêmico são realizadas diretamente pelos docentes, e o processo seletivo é organizado diretamente pela PROAES.

 

Projetos correntes

 

A filosofia de Gilles Deleuze a serviço do aprimoramento da leitura, da escrita e da comunicação oral

Coordenação: Mariana de Toledo Barbosa
 
O projeto tem como objetivo acompanhar a(o)s aluna(o)s em seu aprendizado de leitura de textos filosóficos contemporâneos, na descoberta e precisão de seus interesses próprios, na construção inicial de um objeto de pesquisa, e na partilha desta experiência com colegas discentes de graduação, mestrado e doutorado, que fazem parte do Grupo de Pesquisa Deleuze: variações, intensidades, ressonâncias (DEVIR), coordenado pela professora Mariana. A cada semana, será solicitada a leitura de um escrito de Gilles Deleuze, assim como de um texto de um(a) dos componentes do grupo, debatidos em reuniões em que os membros do grupo tiram dúvidas, trazem questões e comentários, fazem e recebem sugestões livremente. Os textos abordam temas de ética, filosofia política, ontologia e estética, e outros pensadores da história da filosofia, das artes e das ciências humanas são evocados. Acontece de lermos textos em outras línguas: francês, inglês, espanhol. Por isso se espera da(o) aluna(o): 1) afinidade com o autor e temas a que se dedica o grupo de pesquisa; 2) interesse em diversas disciplinas, dentro e fora da filosofia; 3) disposição para ler textos em línguas estrangeiras; 4) engajamento nas leituras e discussões; 5) abertura para atividades em grupo. Os compromissos semanais são: encontros de 3 horas com a(o)s outra(o)s bolsistas de Desenvolvimento Acadêmico paradiscussão prévia dos textos; reuniões de 2 horas do DEVIR; 10 horas de leitura individual, num total de 15 horas.
 

Educação e Direitos Humanos

Coordenação: Luis Antônio Cunha Ribeiro
 
Sou coordenador do projeto de extensão Educação em Direitos Humanos, hoje ativo, realizando reuniões periódicas (no momento por meios remotos) com convidados, abertas ao público, sobre a temática própria ao título do mesmo, contando ainda com a participação de 5 outros docentes do departamento de filosofia. O objetivo do projeto de desenvolvimento acadêmico ora proposto seria o de que os bolsistas possam estudar, sob a supervisão do professor ora proponente, textos afetos à exposição de cada convidado, previamente a reunião em que cada convidado for realizar sua exposição, participem ativamente das reuniões em que tais exposições ocorrerão, assistindo às mesmas e formulando perguntas ou questões, ou ainda participando na condição de debatedores, e realizem encontros virtuais após tais reuniões com o orientador do presente projeto de modo a aprofundarem as leituras e os elementos colhidos nas exposições dos convidados e os compartilharem com o colegas. O principal objetivo a ser alcançado pelo aluno é a capacitação dos estudantes no campo da educação em direitos humanos, introduzindo-os a nova literatura, inserindo-os em campo de debates e reflexões transdisciplinares, formando-os também para a futura atuação como docentes, diante da necessária contribuição da educação como um todo para a formação da cidadania. Aprofundamento da habilidade de interpretação de textos e discursos bem como de análise crítica dos mesmos.
 
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