Home » Docentes » Rodrigo Azevedo dos Santos Gouvea

Departamento de Filosofia da UFF

rasgouvea@yahoo.com

Currículo Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de Leipzig (Alemanha). Foi professor adjunto de Filosofia (Lógica, Filosofia da linguagem e Teoria do Conhecimento) no Departamento de Filosofia e Métodos (DFIME) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atua como membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UFSJ e como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ. Sob o âmbito de pesquisa de pós-doutorado, atuou em 2017-2018 como pesquisador visitante do Instituto de Investigaciones Filosóficas da Sociedad Argentina de Análisis Filosófico e no Institut für Philosophie da Goethe-Universität Frankfurt am Main. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Mente, Metafísica analítica, Filosofia da linguagem e Epistemologia. Desenvolveu pesquisas nos seguintes temas: intencionalidade individual e coletiva; natureza de crenças; relações metafísicas; fisicalismo; ontologia social; relação de dependência-da-mente. É coordenador do projeto Mente e Representacionalismo, financiado pelo CNPq através da Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal. É membro da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica.