Home » Docentes » Danilo Marcondes de Souza Filho

Departamento de Filosofia da UFF

dmsf@uol.com.br

Grupos de Pesquisa CNPq

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Filosofia – University of St Andrews (1980). Em 2008 foi directeur détudes associé na Maison des Sciences de l’Homme (Paris, França), em 2009 foi visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA e em 2011 (janeiro-fevereiro) professeur invité na Université de Paris-X. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (tempo parcial) e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da North American Association for the History of the Languages Sciences de 2010-2012. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem (pragmática e análise do discurso), história do ceticismo na filosofia moderna, ética aplicada. Coordenador de área de Filosofia/Teologia na Capes (2011-2014). Coordena o projeto interdisciplinar Ética e Realidade Atual com financiamento da Finep/Faperj/Cnpq (www.era.org.br).